segunda-feira, 11 de agosto de 2008

DÚVIDAS OLÍMPICAS (01)

Muita gente me perguntou sobre o nome Beijing. "Porque Beijing e não Pequim?". "Não eram olimpíadas de Pequim? Porque mudaram de lugar?". "Porque em Beijing se come escorpião?". "Porque os chineses gostam de resmungar durante o sexo?".
Bom gente, algumas perguntas são um absurdo, e sobre resmungarem durante o sexo, é porque a língua deles é estranha mesmo. Conheci uma menina em São Paulo, que tinha nome de peça íntima feminina. Sun Tin Han!!!
Mas enfim, eu também me perguntei porque Beijing e não Pequim. Você sabichão, que está lendo isso aqui, e tá dizendo "QUE BESTEIRA, EU JÁ SABIA!", pode fechar o blog e voltar pro orkut, eu vou explicar pra pessoas que não sabiam! Que nem eu mesmo! Mas vamos lá:
O nome Beijing, ctrl+v, ops....
para nós, os chineses da capital vivem em Pequim, mesmo que eles gritem todos juntos que vivem em Beijing. Nossos antepassados lusitanos entraram na China no séc. XVI; como herança deles, falamos uma língua que conhece o nome Pequim há quase 500 anos. Aliás, no início havia também algumas divergências quanto à sua pronúncia, mas sob outro enfoque: Fernão Mendes Pinto, o extraordinário escritor-viajante, fala, no capítulo CV da Peregrinação, desta "cidade que nós chamamos Paquim, a quem os seus naturais chamam Pequim". Portugal manteve intenso intercâmbio com a China, enviando embaixadores, missionários, aventureiros, comerciantes e militares (não necessariamente nessa ordem) ao império dos "chins", como diziam, acabando por estabelecer uma base em Macau, até recentemente sob domínio ocidental. Por tudo isso, nosso idioma se acostumou a nomes como Pequim, Cantão e Nanquim, além de suas derivações: falamos da cozinha cantonesa, da tinta nanquim, do cachorro pequinês (aquele pequeno cãozinho doméstico de focinho achatado). Assim vivemos felizes por meio milênio, e não vamos trocar tudo isso apenas por causa de uma lei chinesa.
fonte: http://www.sualingua.com.br/ - Por Claudio Moreno

Nenhum comentário: